Muitas são as opções de programas para baixar arquivos da internet, mas nenhuma chega a ser tão popular quanto o uTorrent. O aplicativo, que ganha atualizações constantes a cada ano, permanece como a principal alternativa de download de conteúdos, principalmente no que diz respeito à tranferência de arquivos peer-to-peer – os famosos torrents.
A versão mais recente do uTorrent mantém seus maiores atrativos, como a facilidade para inclusão de novos itens para baixar e o leitor de RSS, porém agora opera baseado em um sistema muito mais estável e veloz. Na prática, isso significa que você conseguirá salvar filmes, músicas, vídeos e outros arquivos gratuitos em menos tempo e com muito mais qualidade. Abaixo, listamos alguns dos principais recursos disponíveis no uTorrent, além de um passo a passo completo de como realizar a instalação e usufruir de todas as funções do serviço.
Baixar uTorrent e instalar
Primeiro, faça o download do uTorrent aqui pelo Baixaki e, quando o arquivo já estiver salvo no PC, é só executá-lo com um clique duplo. Em seguida, o instalador faz quase todo o trabalho, exigindo que você apenas avance para as telas seguintes. Durante esse processo, você pode optar por baixar ferramentas adicionais que não irão impactar no uso do uTorrent, como antivírus e barra de tarefas para navegadores. Portanto, fica a seu critério. Você também pode lançar automaticamente um atalho do uTorrent na área de trabalho e no Menu Iniciar. Contudo, essas opções também não obrigatórias.
Configurando o uTorrent
Por padrão, o uTorrent já vem com configurações pré-definidas, ideais para quem não quer perder tempo e partir direto para o download de arquivos. No entanto, é interessante aplicar e alterar algumas dessas opções para obter o melhor resultado de uso. Em “Opções”, no canto superior esquerdo da tela, vá em “Preferências”. Logo na tela inicial do uTorrent, na seção “Geral”, você pode modificar o idioma (há suporte para o português do Brasil) e outros elementos mais técnicos, como permitir atualizações automáticas e utilizar uma senha para desbloquear o programa no primeiro acesso.
Enquanto isso, “Privacidade” (“Privacy”) é onde você define se o uTorrent poderá coletar dados de comportamento da sua utilização, que por sua vez serve como uma forma da plataforma mostrar propagandas personalizadas. A qualquer momento você pode selecionar as opções “Limpar Dados Privados” e “Forget Me”, para evitar que esse monitoramento aconteça com frequência. Em “Definições de IU”, o uTorrent traz diversas sugestões que irão mudar a forma como são exibidas as informações na tela, como limpar a lista de downloads toda vez que um arquivo já tiver sido baixado, ativar notificações no ícone da bandeja, entre outras. Já “Fila” é para determinar um número máximo de arquivos que irão aguardar o download até que outros conteúdos anteriores sejam salvos.
Existem também seções de “Agendamento”, que limita a velocidade máxima de internet dentro de um período de tempo durante o dia, e “Reprodução”, para escolher um player de mídia para abrir arquivos previamente baixados.
Definindo a velocidade de transferência
Ainda no campo das transferências, o uTorrent vem com configurações personalizadas para você definir quais velocidades serão utilizadas. Por exemplo, é possível reduzir ou aumentar a banda aplicada em um ou mais arquivos, dando mais controle a você sobre os itens na lista de download e com isso garantir uma performance mais apurada. Clique em “Opções” e vá em “Guia de Configuração”. Em “Sua velocidade de Upload”, o ideal é que você informe a velocidade real de upload que corresponde ao seu plano de internet banda larga. Por isso, clique em “Executar Testes”, na parte inferior da janela, para que o próprio uTorrent informe os valores. De início, pode deixar “Configurações Atuais (Ilimitado)”, pois vamos alterá-la logo mais.
No campo citado acima, os parâmetros são em Mbps, mas o uTorrent utiliza Kpbs. Por esse motivo, recomendamos utilizar alguma ferramenta de conversão para identificar um número aproximado. Dessa forma, você terá ideia de qual valor colocar no campo correspondente à velocidade de upload.
Como fazer o download de arquivos
Definidas as configurações de velocidade, vamos agora para o carro-chefe do uTorrent: a possibilidade de baixar arquivos de todas as categorias diretamente no seu computador, sem recorrer a programas externos. Alguns objetos podem exigir senha, mas fora isso não há nenhum bloqueio, nem são cobrados valores de assinatura para efetuar o download dos conteúdos.
Muitas são as formas para iniciar um download no uTorrent. As mais fáceis são clicar em “Arquivo”, no canto superior esquerdo da tela, e “Adicionar Torrent”; ou clicar em “Torrents”, no menu à esquerda, e utilizar o botãozinho de “+” na parte central. Ambos os métodos valem apenas para extensões do tipo “.torrent” que já estão salvas no seu computador. Você ainda pode dar um clique duplo diretamente no arquivo para abri-lo pelo uTorrent, caso ele esteja configurado como padrão. Feito isso, agora escolha em qual pasta o conteúdo será salvo. Lembrando que nessa janela antes de iniciar o download você ainda pode visualizar quais outros itens estão inclusos no torrent selecionado – você pode marcar ou desmarcar as peças que quiser antes de clicar em “OK” para completar o procedimento.