JavaScript é uma linguagem de programação dinâmica muito utilizada nos navegadores. Foi criada com propósito de manipular elementos no HTML, mas acabou crescendo e atualmente podemos ver diversos ambientes que rodam JavaScript, além de permitir o desenvolvimento para os mais variados fins como: extensões para aplicações como PhotoShop, desenvolvimento desktop, aplicativos mobile, jogos, bancos de dados, automação de tarefas, programação de hardware e códigos back-end.
Este curso irá aprofundar na linguagem, mostrando funcionalidades mais avançadas em relação ao curso básico e apresentar o que são bibliotecas e como podem nos ajudar
O que irá aprender?
Neste curso iremos apresentar funcionalidades mais avançados do JavaScript, permitindo que o aluno desenvolva pequenos sistemas web. Além de vídeos e textos, há também exercícios e desafios para fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.
Dentre várias outras coisas, você irá aprender:
- Orientação a Objetos;
- Protótipos e Classes;
- Tratamento de Erros e Debugging;
- Trabalhando com Expressões Regulares;
- Recursividade, escopo e closure;
- Location, History e Window;
- Trabalhando com Formulários;
- Abrindo e Salvando arquivos;
- Requisições HTTP;
- Conhecendo o jQuery.
Pra quem é esse curso?
Esse curso é destinado a estudantes e/ou desenvolvedores que já tenham conhecimento básico de JavaScript e querem melhorar o conhecimento nessa linguagem.
O objetivo agora é criarmos um sistema de conta-corrente e cadastro de clientes para o contratante Bytebank, de modo que seja possível manipular o saldo desses usuários e realizar operações bancárias.
Trabalhando com Orientação a Objetos, conheceremos diversos novos conceitos, como a palavra new
, a entidade Cliente
(que nós mesmos criaremos), as chamadas de métodos depositar()
e sacar()
, que não são da linguagem (e inclusive estão em português) e assim por diante.
Um dos conceitos principais de Orientação a Objetos que será abordado nesse curso são as classes. No caso, teremos uma classe ContaCorrente
contendo atributos estáticos, atributos privados e uma nova proposição para os atributos privados da linguagem, com cerquilha (#
) precedendo o atributo, ao invés da convenção atual, que é o underline (_
).
Trabalharemos também com os assessores get
e set
, como os construtores facilitam o nosso fluxo de criação de classes e objetos e como conseguimos nomear comportamentos e compartilhá-los, facilitando a leitura do código. Nisso utilizaremos toda a base de lógica do primeiro curso, usando tipos primitivos, condicionais e assim por diante.
Quais os pré-requisitos para esse curso?
Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.